A escoliose é uma doença que afeta de 2% a 4% da população mundial, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, mais de 6 milhões de pessoas, em especial adolescentes do sexo feminino, possuem a patologia. Entenda a seguir o que é essa doença, sintomas e tratamentos.
O que é escoliose?
Embora vista de frente a coluna vertebral possa parecer reta, quando observada de lado, têm curvaturas fisiológicas na região do pescoço (lordose cervical), do tórax (cifose torácica), da cintura (lordose lombar) e da pelve (cifose sacrococcígea), cujo formato lembra a letra ‘S’.
A escoliose é uma curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco no plano frontal, geralmente acompanhada de um desvio rotacional das vértebras.
A escoliose pode ser congênita, ou seja, o indivíduo já nasce com ela, ocasionada de um problema na formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou de um problema de fusão dos ossos da coluna; ou neuromuscular, como o próprio nome já diz, uma escoliose causada por um problema neurológico ou muscular como por exemplo na paralisia cerebral e nos traumatismos raquimedulares. Em muitos casos não há causa conhecida para escoliose e ela é chamada de idiopática.
Quais são os sintomas da escoliose?
- Altura dos Ombros e quadris assimétricas;
- Cintura e costelas que parecem ser desviadas para um dos lados do corpo;
- Mamilos em alturas diferentes;
- Desconforto muscular;
- Coluna vertebral encurvada anormalmente para um dos lados.
- Assimetria das escápulas
É possível prevenir a escoliose?
A melhor forma de prevenir a evolução da escoliose e evitar o agravamento da deformidade é observar a criança em seu crescimento, procurando auxílio de um médico ortopedista o quanto antes.
Quais são os fatores de risco da doença?
- Histórico familiar: a patologia é mais comum entre membros de uma mesma família;
- Idade: os sinais geralmente aparecem um pouco antes da puberdade (dos nove aos 15 anos);
- Sexo: o corpo feminino possui um risco muito maior de desenvolver curvaturas anormais na coluna.
Qual é o tratamento para escoliose?
O tratamento certo vai depender do tipo, causa, tamanho e localização da curva da escoliose, além da idade do paciente. O uso de um colete adequado e a prática de exercícios podem ser indicados pelo especialista com o intuito de evitar a progressão da doença.
Em casos mais graves, a cirurgia para corrigir a curvatura, realizada por um especialista, é o melhor caminho.
Quer saber mais sobre o assunto? Marque uma consulta com nossos ortopedistas pelo WhatsApp ou telefone.
Agende sua consulta
Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.