Ergonomia – você precisa aplicá-la ao seu home-office já! Saiba como.
Esse tema já é abordado com frequência por empresas e organizações, mas com o novo coronavírus e as novas rotinas sendo adaptadas ao home-office, você levou essa preocupação para o seu novo ambiente de trabalho?
Vamos começar com o conceito. Você sabe o que é a ergonomia?
Ela é a ciência que estuda as adaptações do trabalho para que os funcionários possam desenvolver as atividades de maneira segura e eficiente. Para obter os melhores resultados no estudo, são considerados os seguintes fatores: características fisiológicas e físicas, biomecânica do gesto laboral, aspectos ambientais e organizacionais do trabalho e também aspectos psicossociais dos trabalhadores.
Além dos benefícios físicos e psicológicos, quando aplicada, a ergonomia também impacta diretamente na produtividade.
Ergonomia x Trabalho remoto
A ideia aqui é construir em seu novo ambiente de trabalho um espaço laboral com as condições adequadas para executar a sua função, assim como quando você precisava trabalhar indo até a empresa. E para estabelecer essa nova rotina vamos pensar nos aspectos básicos da ergonomia física, organizacional e cognitiva.
Ergonomia organizacional: aqui é onde se analisa quais são os processos e políticas internas que se adaptam à sua nova rotina de trabalho remoto, como, rotina de atividades, jornada de trabalho e demandas.
Ergonomia física: verifique os aspectos físicos do ambiente: iluminação, temperatura, ruído e qualidade das ferramentas de trabalho, como mouse, cadeira, monitor etc.
Ergonomia cognitiva: esse ponto está diretamente relacionado aos processos mentais e como afetam as interações do colaborador, como tomadas de decisões, senso de vigilância, seu desempenho e suas habilidades. Nesta área é onde reduzimos a ansiedade e o estresse.
Medidas para otimizar a ergonomia:
- Mesmo que fora do ambiente de trabalho físico, algumas medidas podem melhorar essa nova realidade da relação trabalho x casa. Veja algumas:
- Orientações sobre saúde e segurança;
- Ginástica laboral e pausas;
- Disponibilização de equipamentos ergonômicos;
- Conteúdos exclusivos sobre ergonomia e adaptações no trabalho remoto.
Uma via de mão dupla. Benefícios para a empresa e o colaborador!
- Evita doenças ocupacionais;
- Aumento de produtividade;
- Melhora da postura;
- Reduz os índices de afastamento e ausência;
- Aumenta a sensação de bem-estar e a qualidade de vida do funcionário.
Nós entendemos que cada casa tem suas particularidades e limitações de espaços, no entanto, sempre é possível fazer alguma adaptação para tornar o seu dia a dia mais leve. Procure por opções para ajustar sua nova estação de trabalho à sua realidade. As opções e referências na internet são infinitas. Aproveite!
Agende sua consulta
Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.