A acupuntura é um dos pilares da medicina tradicional chinesa, praticada há mais de 3.000 anos e é uma terapia de cura natural, que vem ganhando popularidade crescente e aceitação entre o público e os profissionais de saúde em todo o mundo nos últimos anos.
Foi introduzido na Coréia e no Japão no século VI e se espalhou para a Europa e a América do Norte nos séculos XVI a XIX.
Em 1971, uma reportagem de James Reston no New York Times sobre sua experiência de tratamento com acupuntura na China expôs a acupuntura pela primeira vez a muitos americanos e, desde então, pesquisas sobre o tema vêm sendo amplamente conduzidas em todo o mundo.
A tradição da cura chinesa vê o corpo como um equilíbrio delicado de yin e yang. Essas são duas forças opostas, mas inseparáveis. De acordo com a medicina tradicional chinesa, a doença ocorre quando as forças yin e yang estão desequilibradas.
Dentro desse conceito, a acupuntura seria uma técnica para equilibrar o fluxo de energia ou força vital – conhecida como qi – que se acredita fluir através de caminhos(meridianos) do corpo.
Ao inserir agulhas em pontos específicos ao longo desses meridianos, os praticantes de acupuntura buscam o reequilíbrio do fluxo de energia. Por outro lado, muitos médicos ocidentais vêem os pontos de acupuntura como locais para estimular nervos, músculos e o tecido conjuntivo, acreditando que esse estímulo aumenta o potencial analgésico natural do corpo.
Como age a acupuntura?
Ainda não há uma resposta precisa e completa para esta pergunta. Ao longo das últimas décadas, pesquisadores e médicos têm se esforçado para entender o mecanismo fisiológico e biológico da acupuntura e avaliar sua real eficácia na prática clínica.
Até agora, evidências cumulativas demonstraram que a acupuntura é benéfica em várias condições, porém, o seu mecanismo de ação só pode ser parcialmente interpretado pela ciência e tecnologia moderna. Existem várias teorias científicas sobre como funciona a acupuntura.
Agende sua consulta
Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.