Orientações para pós-operatório de cirurgia do pé e tornozelo
O sucesso do procedimento cirúrgico depende também do paciente. Neste guia, o Dr. Wellington Farias Molina (CRM: 83.790) explica quais são as orientações para pós-operatório de cirurgia de pé e tornozelo. Siga corretamente as orientações, evitando possíveis complicações e intercorrências. Confira!
O que fazer nos dias que antecedem a cirurgia?
Dr. Wellington recomenda a interrupção com três dias de antecedência do uso das medicações anticoagulantes como Aspirina(AAS) e Xarelto, assim como da Ginko Biloba. “Essas medicações aumentam o sangramento durante e após a cirurgia. Outras medicações podem ser utilizadas normalmente, mesmo no dia da cirurgia, ingerindo-as com a quantidade mínima de água”.
É importante também descansar bem nos dias que antecedem o procedimento.
No dia da cirurgia, lembre-se de levar os exames pré-operatórios, tanto os exames laboratoriais(hemograma, coagulograma, eletrocardiograma, etc) como os exames de imagem (raio-x, tomografia e ressonância magnética), ao hospital.
Ainda no dia da cirurgia, mantenha o jejum total de oito horas (comidas, bebidas e água) e chegue ao hospital com, pelo menos, quatro horas de antecedência ao horário do procedimento.
Orientações para o pós-operatório de cirurgia de pé e tornozelo
Após sua alta hospitalar, você não deve pisar e, nem ao menos, tocar o pé operado no chão sem autorização do seu médico.
“Nos primeiros dias, permaneça sempre com o membro operado elevado, mantendo sempre o pé acima do nível do quadril para evitar o inchaço. Pode andar utilizando muletas ou andador, porém sem apoiar o membro operado”, orienta Dr. Wellington.
O curativo realizado para a alta hospitalar não deve ser aberto, trocado e, sob hipótese alguma, molhado. Tome banho sentado em cadeira plástica, cubra sua perna com um saco plástico até o joelho e vede com plástico de cozinha (MAGIPACK ®). Não deixe que o jato do chuveiro caia diretamente sobre o membro operado.
Retorne a utilização de suas medicações de rotina e obedeça a prescrição médica pós-operatória.
No caso de sangramento abundante no curativo, dor que não melhora com a medicação analgésica prescrita ou febre com temperatura corpórea maior que 38°C, procure uma de nossas unidades e consulte seu médico.
Respeite as datas e horários dos retornos ambulatoriais agendados. As consultas são fundamentais para sua recuperação.
Seguindo as orientações para o pós-operatório de cirurgia de pé e tornozelo, você terá sucesso na sua operação e uma recuperação mais tranquila!
Agende sua consulta
Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.