O sedentarismo é um estilo de vida caracterizado pela falta de atividade física regular, algo cada vez mais comum na sociedade atual, devido ao avanço da tecnologia e às demandas da vida moderna, trazendo uma série de riscos à saúde ortopédica e mental.
Um dos principais riscos do sedentarismo para a saúde ortopédica é o enfraquecimento dos músculos e ossos, visto que a falta de atividade física regular leva à perda de massa muscular, redução da flexibilidade/alongamento muscular e à diminuição da densidade óssea, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças como osteoporose, osteopenia e de lesões ortopédicas como por exemplo tendinites e lombalgia
O ganho de peso excessivo é outro risco associado ao sedentarismo. O excesso de peso coloca uma carga adicional nas articulações, como os joelhos, quadris e coluna vertebral (articulações de carga), aumentando o estresse nessas estruturas e o risco de desenvolver problemas como osteoartrite e hérnia de disco. Além de alterações posturais e musculares, este estilo de vida pode causar dores crônicas, que contribuem para a limitação da mobilidade e funcionalidade.
Para evitar os riscos à saúde ortopédica associados ao sedentarismo, é essencial adotar um estilo de vida ativo e saudável, com atividade física regular, minimizando a ameaça significativa para a saúde ortopédica, prevenindo complicações e promovendo uma vida saudável e funcional.
Encontrar um exercício que você goste e se sinta confortável em praticar é o primeiro passo para uma vida mais ativa. Converse com seu médico ortopedista para entender o melhor tipo de atividade para você!
Agende sua consulta
Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.