Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/html/wp-includes/theme.php on line 2360 Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /var/www/html/wp-includes/formatting.php on line 4781 Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 2603 Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /var/www/html/wp-includes/formatting.php on line 4781 Saúde óssea e diabetes: entenda a relação | Ortocity | Clínica Ortopédica e de Reabilitação em São Paulo

Notícias

Home > Notícias

Dia 14/11 é o Dia Mundial do Diabetes, e é essencial discutir não apenas o impacto desse distúrbio metabólico na regulação do açúcar no sangue, mas também sua relação com a saúde óssea. Muitas vezes, a atenção geralmente é nas complicações mais conhecidas do diabetes, como problemas cardiovasculares, neuropatia e retinopatia, mas é fundamental compreender que o alto nível glicêmico pode ter um impacto significativo sobre nosso sistema músculo esquelético ao longo do tempo.

 

Aqui estão algumas causas do diabetes que podem afetar negativamente a saúde do sistema músculo esquelético:

 

  1. Má cicatrização de feridas

Pessoas com diabetes têm maior probabilidade de experimentar problemas na cicatrização de feridas, isso ocorre porque o alto nível de açúcar no sangue pode afetar negativamente a capacidade de cicatrizar,  inclusive na formação de novos tecidos ósseos quando ocorrem fraturas, além de aumentar as chances de infecções.

 

  1. Perda de sensibilidade nas extremidades do corpo

A neuropatia periférica comumente afeta as extremidades do corpo, como mãos e pés, seus sintomas mais comuns incluem dormência, dor e cãibras, diminuição da sensibilidade local, perda de força, redução dos reflexos, do equilíbrio e da coordenação motora.

 

  1. Aumento de chance de infecções

Diabéticos são mais suscetíveis a infecções devido a uma resposta imunológica comprometida. As infecções podem ser mais superficiais afetando a pele e o subcutâneo, mas em casos mais graves podem afetar até mesmo os ossos, a chamada osteomielite, que é uma patologia de difícil tratamento e com potencial de grandes complicações.

 

A relação entre diabetes e saúde óssea não deve ser ignorada. 

 

Para manter os ossos saudáveis, é fundamental manter um controle rigoroso dos níveis de glicose no sangue, adotar uma dieta balanceada e praticar atividades físicas adequadas. Além disso, o acompanhamento regular com um médico, incluindo um ortopedista, é essencial para monitorar e tratar qualquer problema ósseo relacionado à doença. Venha para a Ortocity e agende uma consulta com um de nossos especialistas! 

 


Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.