Notícias

Home > Notícias

Artrose de quadril: o que é, quais os sintomas e como é feito o tratamento?

A artrose de quadril é uma doença degenerativa em que há o desgaste progressivo da articulação entre a cabeça do fêmur (localizado na coxa) e a bacia.

Segundo o Dr. Ricardo Iwasaki (CRM: 93.943), ortopedista especializado em quadril, as causas mais comuns da artrose no quadril estão relacionadas a traumas antigos, deformidades ou doenças congênitas do quadril, sequelas de fraturas, à síndrome do impacto femoroacetabular – quando há uma alteração no formato do quadril, o que leva ao encaixe imperfeito entre bacia e fêmur, promovendo atrito e impacto -, à necrose da cabeça do fêmur e até ao desgaste por sobrecarga de peso ou degenerativo decorrente do envelhecimento.

 

Sintomas da artrose de quadril

Os sintomas da artrose do quadril são a dor próxima à virilha e a limitação de movimento, que acontecem e evoluem de forma gradual.

“No início, a dor pode ser leve e pouco limitante, ficando mais evidente com atividades físicas mais intensas. Conforme o desgaste vai piorando, a dor e a limitação funcional vão aumentando gradativamente, comprometendo até atividades do cotidiano, como uma simples caminhada, vestir meias ou amarrar um sapato”, explica Dr. Ricardo.

 

Como é feito o diagnóstico?

É possível ter o diagnóstico da doença por meio da conversa com o paciente sobre as dores e os sintomas. Depois, são solicitados exames de imagem, como radiografia simples e ressonância magnética, para determinar qual o grau de comprometimento da articulação. 

 

Tratamento para artrose de quadril

O tratamento indicado para cada paciente deve levar em consideração diversos fatores como os sintomas apresentados, estágio da artrose, impacto na qualidade de vida causado pela doença, expectativa de vida do paciente e atividades físicas habituais.

Na maioria dos casos o tratamento conservador costuma ter bons resultados. Esse tipo de tratamento compreende medidas como a redução do peso corporal, a readequação da atividade física para exercícios com menos impacto, medicações anti-inflamatórias e condroprotetoras para postergar uma possível cirurgia e a fisioterapia, que ajuda a aliviar a dor, reduzir o processo inflamatório e melhorar a amplitude de movimentos do quadril.

Há também o tratamento cirúrgico, indicado para pacientes que não melhoram com o tratamento conservador e que estão sofrendo devido à dor e à queda substancial de sua qualidade de vida.

A cirurgia consiste na colocação de uma prótese total do quadril. “Apesar de ser considerada uma cirurgia de grande porte, seus resultados são extremamente satisfatórios, principalmente em relação ao alívio da dor e ao retorno às atividades cotidianas e até a algumas atividades esportivas”, explica Dr. Ricardo.

Entretanto, a cirurgia tem risco, assim como qualquer outra cirurgia. As complicações mais preocupantes estão relacionadas à infecção, trombose de membros inferiores e luxação da prótese(quando a prótese desencaixa do quadril), porém existem protocolos muito bem estabelecidos para reduzir e minimizar os riscos cirúrgicos.

A Ortocity tem um corpo clínico especializado em quadril capacitado para fazer o diagnóstico da artrose de quadril e indicar o melhor tratamento. A clínica ainda conta com um time de fisioterapeutas!

Dr. Ricardo Iwasaki
Ortopedista | CRM: 93.943

Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.