Notícias

Home > Notícias

Artrose do joelho: causas, sintomas e tratamentos

A artrose do joelho, também conhecida como gonartrose, é uma doença degenerativa e progressiva que acontece devido ao desgaste da cartilagem e da articulação. A artrose também pode acometer outras articulações do corpo, como quadris e a coluna, que também fazem a sustentação, ou mesmo articulações que não tem essa função, como punhos, mãos e ombros. 

Para explicar tudo sobre a artrose do joelho, conversamos com o Dr. Claudio Gattás (CRM: 40.851), ortopedista da Ortocity com especialidade em patologias do joelho. Confira!

O que causa a artrose do joelho?

A artrose do joelho tem diversas causas, entre elas a genética, como o caso de familiares que têm a mesma doença, e o desalinhamento dos joelhos, que podem ser virados para dentro (valgo) ou para fora (varo). Além disso, há também as causas adquiridas, como a obesidade, a prática de exercício de alto impacto, lesões na cartilagem e nos ossos que compõem o joelho e sequelas de fraturas. 

A doença aparece frequentemente em pessoas com mais de 65 anos, mas pessoas mais jovens também podem desenvolver a artrose por meio das causas adquiridas. 

Sintomas da artrose do joelho

Segundo o Dr. Cláudio, a dor leve faz parte do estágio inicial da artrose, que piora progressivamente com a realização de atividades físicas moderadas ou intensas, como caminhadas, atividades esportivas, subir e descer escadas. 

Nessa fase, a dor pode ser aliviada com o uso de analgésicos ou anti-inflamatórios, além do repouso. 

Já na fase mais avançada da artrose, as dores podem ficar mais intensas, aparecer inchaços no joelho, rigidez da articulação, limitação de movimentos e deformidade progressiva do joelho, com ele virados para dentro ou para fora. 

A confirmação da doença pode ser realizada por meio da radiografia simples com carga, que mostra o desgaste da cartilagem ou a deformidade dos ossos. “O exame é bastante simples. O paciente fica em pé e solta todo o peso do corpo na hora de captar a imagem, com isso é possível identificar o grau da artrose e as partes acometidas do joelho”, explica Dr. Cláudio.

Tratamentos para artrose do joelho 

A doença não tem cura, mas conta com diversos tratamentos que visam a melhor qualidade de vida do paciente, focando em controle dos sintomas, redução da progressão da doença e da dor. 

A orientação de tratamento é individual, levando em consideração, principalmente, os sintomas e o grau de evolução da doença. Entre as formas de tratamento estão: a medicação analgésica e anti-inflamatórias, a fisioterapia, a infiltração de ácido hialurônico ou corticoides, as orientações para perda de peso em alguns casos, os exercícios físicos e, em alguns casos, o tratamento cirúrgico por meio do uso de uma prótese de joelho.

A Ortocity tem um time de ortopedistas especializados em joelho, além de ter toda a infraestrutura para o tratamento da artrose do joelho.

Dr. Claudio Gattás
Ortopedista, Joelho | CRM: 40.851

Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.