Notícias

Home > Notícias

Como escolher o tênis ideal para corrida? 

 

Nos últimos 50 anos, os tênis de corrida sofreram muitas mudanças, avanços tecnológicos e muitas teorias a respeito do seu funcionamento. Mas, afinal, qual o tênis ideal para corrida? É isso que o Dr. Fernando Aires Duarte (CRM: 134.870), especialista em traumas, explica para você. Confira!

 

O que é necessário levar em conta na hora de comprar o tênis ideal para corrida?

 

Dr. Fernando explica que são necessários três fatores para um bom tênis: performance, diminuição de taxa de lesões e conforto. Entretanto, os tênis variam bastante de acordo com os modelos e as marcas. 

“Muitos pacientes relatam que pagam caro um tênis de corrida, mas até esses tênis são diferentes, pois existem diversas variáveis.  Você precisa reparar se a sola é rígida ou flexível, qual a altura do drop (altura do calcanhar), se a forma de amarrar o tênis o deixa firme no seu pé e distribui bem a amarração, se o tecido permite a transpiração do pé, se o contraforte (estrutura que sustenta o calcanhar) é firme ou flexível e qual o sistema de amortecimento”, comenta Dr. Fernando. 

Mas, então, qual a construção ideal? Vários estudos foram feitos e direcionados para descobrir quais características podem influenciar no sucesso do exercício, existe uma dificuldade de julgar esses artigos devido à forma de avaliação dos calçados usada por cada autor. Mas resumidamente o que temos por enquanto:

1) aumentar a rigidez de flexão do antepé pode beneficiar algumas variáveis ​​relacionadas ao desempenho; 

2) entressola mais macia pode reduzir as forças de impacto e taxas de carregamento; 

3) entressolas mais espessas podem fornecer efeitos de amortecimento notáveis ​​e diminuir o choque durante os impactos, mas pode diminuir as sensações plantares;

4) sapatos minimalistas (solas mais finas) melhorariam a execução relacionada ao desempenho, incluindo economia de energia, mas também induzem maior carga do tornozelo e plantar do pé (metatarsofalângica). 

Apesar dessas descobertas, a frequência de lesão em corredores não mudou nos últimos 40 anos!

 

O conforto é importante?

Para o Dr. Fernando, o conforto é a característica mais importante! 

“Ao selecionar um tênis de corrida, um atleta seleciona um produto confortável usando seu próprio filtro de conforto, o que reduz automaticamente o risco de lesões e pode ser uma possível explicação para o fato de que não parece haver uma tendência na frequência de lesões ao longo do tempo”, comenta Dr. Fernando. 

 

A dica de ouro para evitar lesões com o tênis ideal para corrida!

Escolher o tênis ideal irá contribuir com o desempenho do seu exercício e a diminuição de possíveis fraturas, mas o Dr. Fernando explica que o calçado não é o único responsável pelo sucesso da atividade física. “Sem dúvida nenhuma, a melhor forma de aumentar performance e diminuir a taxa de lesão tem um nome: treinamento adequado!”

Gostou de saber como escolher o tênis ideal para corrida? Continue acompanhando o blog da Ortocity e nos siga no Facebook e Instagram para ficar por dentro de assuntos relacionados ao esporte e à ortopedia!

Dr. Fernando Aires
Ortopedista | CRM: 134.870

Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.