Dormir de bruços é prejudicial para o corpo? | Ortocity | Clínica Ortopédica e de Reabilitação em São Paulo

Notícias

Home > Notícias

Você sabia que a maneira como dormimos influencia até mesmo no funcionamento da área cerebral responsável pela limpeza de toxinas durante o sono? Além disso, um estudo feito por pesquisadores das Universidades de Rochester Stony Brook e Langone Medical Center de Nova York demonstrou que a posição que costumamos dormir pode até proteger o nosso cérebro de doenças neurodegenerativas.

 

O sono é o momento de limpeza do sistema neurológico. Estudiosos dizem que a primeira fase do sono, chamada de NREM, está relacionada, dentre outras funções, com a liberação de hormônios e integridade do sistema imunológico, além de promover os mecanismos pelos quais o organismo restabelece seu equilíbrio e a formação da memória declarativa.

 

Mas, afinal, dormir de bruços faz mal?

 

A verdade é que não existe comprovação ou consenso científico de que dormir de bruços faz mal. Cada pessoa deve ser analisada de formas diferentes, uma vez que existem fatores particulares que influenciam na escolha da melhor posição para dormir. 

 

Quem sofre com refluxos, por exemplo, pode ser orientado pelo especialista a deitar de um determinado jeito que ajudará a aliviar o problema. O ideal é sempre conversar com um médico.

 

Existe uma posição certa para dormir?

 

A posição ideal é aquela que nos sentimos confortáveis, sem que exista a possibilidade de lesionar alguma parte do corpo. A grande maioria dos especialistas indica dormir de lado, com o travesseiro apoiado de modo que a cabeça da pessoa fique alinhada com o resto da coluna. A dica de ouro aqui é adicionar uma almofada não muito alta entre os joelhos.

 

Essa posição também ajuda a manter as vias aéreas abertas, evitando o temido ronco. Para quem sofre com questões gastrointestinais, dormir sobre o lado esquerdo do corpo pode ajudar a diminuir desconfortos ao proporcionar uma melhor circulação do sangue dentro dos vasos sanguíneos e dos alimentos no tubo digestório. 

 

Deitar de barriga para cima com um travesseiro embaixo das pernas também pode ser uma boa posição para dormir. Mas, como mencionamos acima, cada caso deve ser analisado particularmente, sempre com a orientação de um ortopedista,

 

Além da posição, outro fator que conta muito é o tipo de colchão usado. Os feitos de espuma são mais rígidos e indicados para quem prefere dormir de barriga para cima, pois mantém a estrutura óssea do corpo mais reta.

 

Já os de mola são mais recomendados para quem prefere dormir de lado ou na posição fetal, porque acomoda melhor a pressão exercida pelo ombro e o quadril sem tensionar a coluna.

 

Se você tem mais dúvidas sobre as melhores posições para dormir, consulte um ortopedista para te ajudar a ter noites de sono mais tranquilas e saudáveis. Você pode agendar uma consulta clicando aqui


Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.