Notícias

Home > Notícias

Entorse do joelho: o que é?

A entorse do joelho é uma lesão comum na articulação, normalmente causada por uma força ou movimento súbito que provoca o deslocamento excessivo do joelho.

Dr. Antonio Carlos Moscon (CRM: 85632) explica que a entorse do joelho ocorre, principalmente, durante a prática de esportes, como o futebol, o basquete e o esqui, em que há movimentos de rotação do joelho. A entorse pode acontecer durante um choque direto do atleta com outro ou em um movimento rotacional e sem contato com outro atleta.

“Existem três casos em que o atleta pode se lesionar sozinho, durante a desaceleração ou parada brusca, enquanto faz movimentos de mudança de direção ou ao fazer a aterrissagem após um salto”, esclarece o Dr. Antonio.

A entorse no joelho pode causar apenas um estiramento das fibras dos ligamentos, denominada de grau 1; causar o rompimento parcial das fibras do(s) ligamento(s) com a origem e a inserção do ligamento intactas, chamado de grau 2; ou causar até mesmo a ruptura completa do ligamento, designado então grau 3.

Dependendo da direção da rotação do joelho e da força aplicada, pode-se lesar um ou mais ligamentos, a cartilagem e/ou o menisco, estrutura que amortece o joelho.

O que fazer quando ocorre a entorse do joelho?

Quando acontece a entorse, é necessário proteger o joelho com tala para imobilizá-lo, utilizar muletas para não sobrecarregar a articulação e ficar de repouso, uma vez que qualquer movimento pode agravar a lesão ou o processo inflamatório.

Para reduzir o inchaço e a dor, é indicado utilizar gelo coberto com um tecido por 20 ou 30 minutos a cada duas horas, além de elevar o joelho acima do nível do coração.

Procurar um ortopedista é imprescindível para o diagnóstico preciso da lesão, cuidados iniciais e programação do tratamento.

Como é feito o diagnóstico da entorse do joelho?

O diagnóstico é realizado com a anamnese, com o exame físico específico do joelho e com testes que avaliam a integridade dos meniscos e a estabilidade da articulação.

Além disso, a radiografia simples e a ressonância magnética podem ser solicitadas como exames complementares.

“A radiografia simples vai diagnosticar possíveis fraturas e avulsões ligamentares. Já a ressonância magnética mostra os detalhes da cartilagem articular, dos meniscos, dos ligamentos e da musculatura ao redor”, explica Dr. Antonio.

Qual o tratamento para a entorse no joelho?

Dr. Antonio diz que o tratamento para a entorse vai depender muito da gravidade e da extensão da lesão, podendo ir desde reabilitação fisioterápica até um tratamento cirúrgico nos casos mais graves.

A Ortocity tem um corpo clínico especializado em joelhos que faz o diagnóstico e indica o melhor tratamento do paciente. Além de contar com um time de fisioterapeutas e ter uma infraestrutura para oferecer o melhor tratamento de reabilitação!

Dr. Antonio Carlos Moscon
Ortopedista | CRM: 85.632

Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.