Notícias

Home > Notícias

Ergonomia – você precisa aplicá-la ao seu home-office já! Saiba como.

 

Esse tema já é abordado com frequência por empresas e organizações, mas com o novo coronavírus e as novas rotinas sendo adaptadas ao home-office, você levou essa preocupação para o seu novo ambiente de trabalho?

Vamos começar com o conceito. Você sabe o que é a ergonomia?

Ela é a ciência que estuda as adaptações do trabalho para que os funcionários possam desenvolver as atividades de maneira segura e eficiente. Para obter os melhores resultados no estudo, são considerados os seguintes fatores: características fisiológicas e físicas, biomecânica do gesto laboral, aspectos ambientais e organizacionais do trabalho e também aspectos psicossociais dos trabalhadores.

Além dos benefícios físicos e psicológicos, quando aplicada, a ergonomia também impacta diretamente na produtividade.

Ergonomia x Trabalho remoto

A ideia aqui é construir em seu novo ambiente de trabalho um espaço laboral com as condições adequadas para executar a sua função, assim como quando você precisava trabalhar indo até a empresa. E para estabelecer essa nova rotina vamos pensar nos aspectos básicos da ergonomia física, organizacional e cognitiva.

Ergonomia organizacional: aqui é onde se analisa quais são os processos e políticas internas que se adaptam à sua nova rotina de trabalho remoto, como, rotina de atividades, jornada de trabalho e demandas.

Ergonomia física: verifique os aspectos físicos do ambiente: iluminação, temperatura, ruído e qualidade das ferramentas de trabalho, como mouse, cadeira, monitor etc.

Ergonomia cognitiva: esse ponto está diretamente relacionado aos processos mentais e como afetam as interações do colaborador, como tomadas de decisões, senso de vigilância, seu desempenho e suas habilidades. Nesta área é onde reduzimos a ansiedade e o estresse.

Medidas para otimizar a ergonomia:

  • Mesmo que fora do ambiente de trabalho físico, algumas medidas podem melhorar essa nova realidade da relação trabalho x casa. Veja algumas:
  • Orientações sobre saúde e segurança;
  • Ginástica laboral e pausas;
  • Disponibilização de equipamentos ergonômicos;
  • Conteúdos exclusivos sobre ergonomia e adaptações no trabalho remoto.

Uma via de mão dupla. Benefícios para a empresa e o colaborador!

  • Evita doenças ocupacionais;
  • Aumento de produtividade;
  • Melhora da postura;
  • Reduz os índices de afastamento e ausência;
  • Aumenta a sensação de bem-estar e a qualidade de vida do funcionário.

 

Nós entendemos que cada casa tem suas particularidades e limitações de espaços, no entanto, sempre é possível fazer alguma adaptação para tornar o seu dia a dia mais leve. Procure por opções para ajustar sua nova estação de trabalho à sua realidade. As opções e referências na internet são infinitas. Aproveite!


Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.