Estalos no joelho é normal? Entenda! | Ortocity | Clínica Ortopédica e de Reabilitação em São Paulo

Notícias

Home > Notícias

O seu joelho costuma estalar quando você agacha, sobe escadas ou pratica atividade física? O joelho é a maior articulação do corpo, responsável por boa parte da sustentação e movimentação do mesmo. Por isso, é importante ficar atento aos sinais que ele nos dá.

O que causa os estalos nos joelhos?

Os estalos podem acontecer devido à formação e estouro de pequenas bolhas no líquido sinovial; uma lesão dos meniscos ou irregularidades da cartilagem; desgaste articular; falta de alongamento e fortalecimento; excesso de peso; atrito entre a patela e o fêmur; entre outras causas. Um joelho normal pode sim estalar, mas esse estalo via de regra não causa dor e nem travamento no joelho.
Por se tratar de uma região delicada, é preciso investigar a origem do problema junto ao ortopedista para identificar a causa de maneira assertiva.

Quais são os tipos de ruído que o joelho pode fazer?

Os estalos são ruídos breves e repentinos. Já a crepitação, comumente descrita como um “rangido” ou sensação de que há areia na articulação, tende a ser mais constante quando se movimenta e pode estar relacionada com atrito ou irregularidade das superfícies.

Quando devo me preocupar?

Para qualquer sensação ou barulho diferente é preciso ligar o alerta. A investigação com especialista é sempre a maior e melhor recomendação, mas há critérios de maior seriedade, como:

  • Dor no joelho;
  • Dificuldade ao realizar alguma atividade;
  • Após algum impacto ou lesão;
  • Se há vermelhidão ou inchaço nos joelhos;
  • Sensação de que o joelho está deformado ou fora do lugar;
  • Travamento do joelho ou bloqueio da mobilidade;

Como é feito o diagnóstico e tratamento para o barulho no joelho?

A investigação começa por uma avaliação médica completa, avaliando os sintomas, histórico do paciente e seus hábitos. Alguns exames, como ultrassonografia ou ressonância magnética, podem ser solicitados para auxiliar no diagnóstico.

Já o tratamento vai depender muito da causa apontada no diagnóstico. Em alguns casos não há necessidade de realizar um procedimento específico, e medidas preventivas para a saúde da articulação são suficientes. Em outros, a reabilitação pode ser o mais indicado.

Você costuma sentir o seu joelho estalando? Não adie os cuidados com o seu corpo: marque uma consulta com um de nossos especialistas e garanta a qualidade de vida que você merece.


Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.