Notícias

Home > Notícias

Ombro deslocado: o que fazer e qual o tratamento? 

O ombro deslocado, também conhecido como luxação de ombro, é o desencaixe da cabeça do úmero (parte superior do osso do braço com forma arredondada) da glenóide (extremidade da escápula que tem formato de copo e está localizado na parte superior das costas). Pode acontecer também a subluxação do ombro, quando uma parcela da parte superior do úmero está deslocada, mas não totalmente fora do encaixe. 

Para explicar tudo sobre o deslocamento do ombro, convidamos o Dr. Marcelo Sano (CRM: 83.134), médico ortopedista da Ortocity especializado em ombros, para falar sobre as causas do deslocamento do ombro, o que fazer quando ocorre a luxação e quais os tratamentos. Confira!

O que faz com que o ombro seja deslocado? 

Dr. Marcelo explica que, em alguns casos, o ombro é deslocado quando o braço é puxado ou torcido com extrema força para fora, para cima ou para trás. Essa força extrema faz com que a parte superior do úmero pule, literalmente, para fora do seu encaixe.

“Há casos também em que a luxação do ombro pode ser causada por uma queda com o braço estendido, por um golpe direto e forte no ombro, por crise convulsiva ou, até mesmo, por um choque elétrico severo. Convulsões e choque elétricos podem causar luxações do ombro porque produzem contrações musculares extremas e desequilibradas que podem puxar o úmero para fora do lugar”, explica Dr. Marcelo.  

A grande maioria dos deslocamentos de ombro é relacionada a eventos traumáticos, porém, ocasionalmente, a luxação pode ocorrer após movimentos suaves, como levantar o braço ou durante o sono. Nesses casos, a causa do deslocamento pode ser a frouxidão dos ligamentos do ombro. 

“Em casos de pacientes com frouxidão dos ligamentos, a causa pode estar relacionada a uma condição hereditária, o que pode ocorrer o risco de deslocamento de outras articulações do corpo também”, comenta Dr. Marcelo. 

Quais os principais sintomas quando o ombro sai do lugar?

Além da alteração da forma normal do ombro, estão entre os sintomas da luxação: a dor intensa na região, a incapacidade de mover a articulação e hematomas e escoriações em casos de trauma direto no ombro. 

O que fazer quando o ombro desloca?

Se você tiver a suspeita de que o seu ombro saiu do lugar, o ideal é que você não mova a articulação, imobilize-a na posição em que ela está. Aplique compressas de gelo na região machucada para reduzir a dor e o inchaço. O gelo irá controlar o sangramento interno e o acúmulo de líquidos dentro e ao redor da articulação do ombro. 

“Em hipótese alguma, tente colocar o ombro de volta no lugar, uma vez que você pode danificar a articulação, os músculos, os ligamentos, os nervos e os vasos sanguíneos. O ideal é que você procure um médico ortopedista”, explica Dr. Marcelo. 

Como é feito o diagnóstico do ombro deslocado?

Ao procurar um médico, quando há suspeita do deslocamento do ombro, o profissional irá conversar com você sobre em que circunstâncias você estava antes de começar a dor e se a luxação ocorreu outras vezes. O ortopedista também irá fazer um exame físico e exames de imagem. 

Durante o exame físico, o médico inspecionará a área afetada em busca de pontos dolorosos, inchados ou deformados. Uma radiografia simples da articulação do ombro mostrará a luxação e, em alguns casos, pode revelar ossos quebrados ou outros danos à articulação do ombro.

Como é tratada a luxação do ombro?

O tratamento de uma luxação do ombro pode envolver várias etapas, entre elas:

  • Redução fechada: o médico pode tentar algumas manobras suaves para ajudar o ombro a voltar à sua posição adequada. Dependendo da quantidade de dor e de inchaço, pode ser necessário o uso de um relaxante muscular ou sedativo ou, raramente, de uma anestesia geral antes da manipulação do ombro. Quando o ombro volta para o lugar, a dor intensa melhora quase que imediatamente.
  • Imobilização: pode ser necessário o uso de uma tipóia ou imobilização especial por até três semanas para evitar que o ombro se mova. O tempo de imobilização depende da natureza da luxação e quanto tempo após o deslocamento foi realizado o tratamento.
  • Medicamentos: usualmente, há a prescrição de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para manter o paciente confortável enquanto o ombro cicatriza.
  • Reabilitação: após a remoção da imobilização, inicia-se um programa de reabilitação gradual projetado para restaurar a amplitude de movimento, a força e a estabilidade da articulação do ombro.
  • Cirurgia: em alguns casos, pode ser necessário um procedimento cirúrgico para um tratamento adequado da lesão. São os casos de deslocamentos do ombro associados a fraturas do úmero, luxação recorrentes do ombro, em que há uma frouxidão ligamentar ou quando há lesão de vasos sanguíneos ou de nervos associada.

 

Qual o resultado do tratamento?

Segundo Dr. Marcelo, depois que a lesão cicatrizar e a amplitude de movimento do ombro for restabelecida, é necessário continuar a se exercitar. 

Os alongamentos diários e um programa de fortalecimento e estabilidade dos ombros podem ajudar a prevenir a recorrência da luxação. O médico ou o fisioterapeuta podem ajudar a planejar uma rotina de exercícios adequada até o retorno pleno às atividades diárias e esportivas. 

“O resultado do tratamento depende de muitos fatores, incluindo a gravidade da lesão no ombro, a idade do paciente e o tipo de atividade física praticada”, explica Dr. Marcelo. 

É comum ocorrer o deslocamento do ombro?

Estima-se que a incidência das luxações de ombro seja de cerca de 17 casos para cada 100.000 pessoas por ano. 

A luxação de ombro é o tipo mais comum de deslocamento articular atendidos nos prontos-socorros ortopédicos, responsáveis por mais da metade desses atendimentos. 

Os principais grupos de risco são homens jovens na faixa dos 21 a 30 anos, relacionados à prática esportiva, e as mulheres idosas na faixa etária entre 61 e 80 anos, por conta de acidentes domiciliares, como a queda da própria altura. Se você precisar de atendimento para um caso de ombro deslocado, a Ortocity apresenta um corpo clínico especializado em ombros e os melhores equipamentos para exame de imagem.

Dr. Miguel Antonio
Ortopedista | CRM: 37.417

Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de receber uma ligação?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.
LIGAR