Notícias

Home > Notícias

Orientações do pós-operatório de cirurgia da mão

 

Seguir as orientações do pós-operatório de cirurgia da mão é essencial para o sucesso da operação! Conversamos com o Dr. Fernando Munhoz Moya (CRM: 112.046), ortopedista especialista em mão, que explica alguns dos cuidados necessários após a cirurgia. Confira!

 

O que acontece na alta hospitalar?

No momento da alta hospitalar, você receberá as recomendações iniciais, a receita médica com a prescrição dos medicamentos e as orientações sobre o retorno no ambulatório.

“A medicação prescrita não deve ser substituída por outra sem a orientação do médico cirurgião. Se o paciente tiver reações adversas, ele deve suspender o uso e entrar em contato com o médico”, explica Dr. Fernando. 

O atestado médico ou o relatório de afastamento, via de regra, é  fornecido no primeiro retorno ambulatorial. 

 

Quais são os cuidados com o curativo?

Dr. Fernando explica que os curativos só devem ser retirados na presença do médico, no retorno ambulatorial ou quando orientado pelo cirurgião no momento da alta.


Enquanto você tiver em casa, mantenha o curativo limpo e seco. Caso você sinta dor ou ocorra um sangramento no curativo, faça contato telefônico com equipe médica e ou a clínica  para orientações e retorne ao ambulatório. 

 

Em qual posição a mão deve ficar?

Deixe o braço em uma tipoia com a flexão do cotovelo a 90°. É importante não permanecer com o membro operado por longos períodos para baixo a fim de evitar a formação de edema (inchaço). 

“Ao dormir, é necessário permanecer com o membro operado sobre o corpo ou ao lado do corpo em um travesseiro. Nunca deixe o braço ao lado do corpo ou sob o tronco”, esclarece Dr. Fernando.

 

Quais exercícios são necessários durante o pós-operatório de cirurgia da mão?

 

É indicado que, durante o período inicial de recuperação pós-cirúrgica, você mova os dedos que estão fora do curativo várias vezes ao dia, assim como o punho. 

Você também pode retirar o braço da tipoia para realizar exercícios com o cotovelo. “O único cuidado nos exercícios é evitar que o braço fique um período prolongado para baixo”, explica Dr. Fernando. 

Lembre-se: não é permitido carregar peso ou fazer esforço até que o médico libere você!

Gostou de saber dos cuidados que você precisa ter no pós-operatório da cirurgia da mão? Continue acompanhando o blog da Ortocity e nos siga no Facebook e Instagram para saber mais sobre operações e lesões nas mãos!

Dr. Fernando Moya
Ortopedista | CRM: 112.046

Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.