Notícias

Home > Notícias

Orientações para pós-operatório de cirurgia do pé e tornozelo

 

O sucesso do procedimento cirúrgico depende também do paciente. Neste guia, o Dr. Wellington Farias Molina (CRM: 83.790) explica quais são as orientações para pós-operatório de cirurgia de pé e tornozelo. Siga corretamente as orientações, evitando possíveis complicações e intercorrências. Confira!

 

O que fazer nos dias que antecedem a cirurgia? 

 

Dr. Wellington recomenda a interrupção com três dias de antecedência do uso das medicações anticoagulantes como Aspirina(AAS) e Xarelto, assim como da Ginko Biloba. “Essas medicações aumentam o sangramento durante e após a cirurgia. Outras medicações podem ser utilizadas normalmente, mesmo no dia da cirurgia, ingerindo-as com a quantidade mínima de água”. 

É importante também descansar bem nos dias que antecedem o procedimento.

No dia da cirurgia, lembre-se de levar os exames pré-operatórios, tanto os exames laboratoriais(hemograma, coagulograma, eletrocardiograma, etc) como os exames de imagem (raio-x, tomografia e ressonância magnética), ao hospital.

Ainda no dia da cirurgia, mantenha o jejum total de oito horas (comidas, bebidas e água) e chegue ao hospital com, pelo menos, quatro horas de antecedência ao horário do procedimento.

 

Orientações para o pós-operatório de cirurgia de pé e tornozelo

 

Após sua alta hospitalar, você não deve pisar e, nem ao menos, tocar o pé operado no chão sem autorização do seu médico. 

“Nos primeiros dias, permaneça sempre com o membro operado elevado, mantendo sempre o pé acima do nível do quadril para evitar o inchaço. Pode andar utilizando muletas ou andador, porém sem apoiar o membro operado”, orienta Dr. Wellington.

O curativo realizado para a alta hospitalar não deve ser aberto, trocado e, sob hipótese alguma, molhado. Tome banho sentado em cadeira plástica, cubra sua perna com um saco plástico até o joelho e vede com plástico de cozinha (MAGIPACK ®). Não deixe que o jato do chuveiro caia diretamente sobre o membro operado.

Retorne a utilização de suas medicações de rotina e obedeça a prescrição médica pós-operatória.

No caso de sangramento abundante no curativo, dor que não melhora com a medicação analgésica prescrita ou febre com temperatura corpórea maior que 38°C, procure uma de nossas unidades e consulte seu médico.

Respeite as datas e horários dos retornos ambulatoriais agendados. As consultas são fundamentais para sua recuperação.

Seguindo as orientações para o pós-operatório de cirurgia de pé e tornozelo, você terá sucesso na sua operação e uma recuperação mais tranquila!


Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.