Notícias

Home > Notícias

Prótese de joelho por cirurgia robótica

 

A articulação do joelho é a maior e mais forte articulação do corpo humano, garante suporte e permite que o indivíduo se mova. Além de permitir os movimentos de caminhar, correr, sentar-se e ficar em pé, a estrutura é fundamental para absorver cargas e manter uma pessoa em pé. É também uma das articulações mais propensas ao desgaste, causando dor, prejudicando a mobilidade e a qualidade de vida.

O procedimento cirúrgico de prótese de joelho é uma cirurgia clássica na ortopedia que consiste na substituição da superfície da articulação desgastada com o intuito de recuperar a estabilidade, alinhar o joelho, sanar as dores e melhorar a qualidade de vida. Apesar do ótimo resultado da colocação das próteses em procedimentos convencionais, o advento da robótica nas artroplastias de joelho tem o objetivo de melhorar planejamento cirúrgico, a precisão dos cortes ósseos, o posicionamento dos componentes, o alinhamento da prótese e, futuramente, minimizar o tempo cirúrgico.

Uma cirurgia de joelho de sucesso depende da competência do cirurgião, a qualidade da prótese, da infraestrutura do hospital e qualidade dos instrumentos que serão utilizados, contudo, os sistemas de assistência robótica permitem uma otimização da precisão e acurácia da cirurgia, o que reflete diretamente na recuperação do paciente.

Na cirurgia com assistência robótica são utilizadas ferramentas de planejamento 3D aliada a informações extraídas em tempo real, essas informações permitem uma rica análise de dados, favorecendo as tomadas de decisões mais complexas. O robô cruza esses dados com os de exames de imagens pré-operatórios, com o objetivo de garantir a reconstrução da estrutura do joelho de maneira mais fiel a um joelho normal.

Uma das dúvidas mais comuns relacionadas à cirurgia robótica é se a cirurgia é realizada por um robô, o que não é verdade. A cirurgia é realizada pelo cirurgião de joelho com o auxílio de um braço robótico conectado a um computador. 

A menos que haja um dano muito grave ao joelho, a grande maioria dos pacientes com indicação de artroplastia total ou parcial de joelho podem ser operados com assistência robótica.

Essa tecnologia já foi aprovada pela ANVISA e está disponível em algumas cidades do Brasil, como São Paulo, Ribeirão Preto, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

Possui dúvidas?
Agende hoje mesmo a sua consulta em nosso site, telefone ou WhatsApp!


Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.