Notícias

Home > Notícias

Tendinite no ombro: o que é, quais as causas e quais os tratamentos? 

 

A tendinite no ombro é uma causa muito comum de dor e rigidez da articulação, que pode ser desencadeada tanto durante o trabalho quanto na prática esportiva. Mas sem desesperos, existem diversos tratamentos para o incômodo! Dr. Salem Cury Neto (CRM: 101.575), ortopedista especializado em ombro, explica o que é a tendinite no ombro, quais as causas e os tratamentos! Confira!  

 

O que é a tendinite do ombro?

 

A articulação do ombro é mantida estável por um grupo de músculos chamado de manguito rotador e pelo tendão do bíceps. Esses músculos e tendões mantém o osso do braço (úmero) dentro da órbita do ombro (glenóide). 

Quando esses tendões do manguito rotador ou o tendão do bíceps ficam inflamados e doloridos, é chamado de tendinite do manguito rotador e tendinite bicipital ou tendinite no ombro. 

 

Quais as causas da tendinite do ombro?

 

Dr. Salem conta que a tendinite do ombro pode ocorrer como resultado de lesões esportivas, pelo uso repetitivo ou excessivo dos tendões, ou por uma lesão súbita e mais séria. Por exemplo, jogadores profissionais de beisebol, nadadores, jogadores de tênis e jogadores de golfe são suscetíveis a tendinite nos ombros, braços e cotovelos devido aos gestos esportivos dessas modalidades. A técnica inadequada em qualquer esporte, assim como excesso de treinos ou movimentos, são as principais causas de sobrecarga dos tecidos, incluindo os tendões, o que pode contribuir para a tendinite.

Entretanto, não é preciso ser um atleta profissional para desenvolver uma tendinopatia no ombro. Trabalhos que exigem elevações repetidas do braço acima do ombro, como trabalho de montagem, ou trabalhos com levantamento de peso também aumentam as chances de causar tendinite no ombro. Qualquer pessoa pode desenvolver tendinite devido ao uso repetitivo e inadequado desses tendões. 

Outra causa comum de tendinite no ombro é a lesão traumática, geralmente por um golpe direto na área do ombro ou uma queda com o braço estendido.

 

Qual o tratamento para tendinite do ombro?

 

Os objetivos do tratamento são:

  • redução da dor e da inflamação,
  • preservação da mobilidade,
  • melhora da função,
  • ganho de força muscular, 
  • prevenção de recorrências.

 

Para atingir tais objetivos, diferentes estratégias podem ser utilizadas dependendo de cada caso. Entre as medidas mais comuns estão o repouso, uso de analgésicos e anti-inflamatórios, crioterapia, fisioterapia, infiltrações e, em alguns casos, tratamento cirúrgico.

A fisioterapia é um pilar importante no tratamento da tendinite do ombro, podendo ser indicada na fase inicial da patologia para controle do quadro álgico (quando há dor), controle da inflamação e preservação do movimento e da função, assim como em fases mais tardias do tratamento para ganho de força, melhora da amplitude de movimento e prevenção de recorrência. 

Já o tratamento cirúrgico pode ser indicado em caso de rupturas dos músculos do manguito rotador ou do tendão do bíceps ou em casos de sintomas que não melhoram com outras modalidades de tratamento. 

 

Existe algum tratamento preventivo?

 

Por ser usualmente uma lesão causada por excesso de atividades, a sua prevenção consiste em evitar ou modificar as atividades que causam o problema. Condições como postura inadequada ou técnica inadequada nos esportes ou no trabalho devem ser corrigidas. 

Dr. Salem diz que existem regras básicas ao realizar atividades que sempre valem a pena seguir:

-Comece devagar e aumente gradualmente o seu nível de atividade;

-Use força limitada e repetições limitadas;

-Pare se ocorrer dor ou desconforto incomum;

Se você suspeita que tem tendinite no ombro, procure um dos ortopedistas especializados em ombro da Ortocity! Agende a sua consulta!

Dr. Salem Cury
Ortopedista | CRM: 101.575

Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.