Tudo Sobre a Dor Lombar com Dr. Ivan Dias da Rocha | Ortocity | Clínica Ortopédica e de Reabilitação em São Paulo

Notícias

Home > Notícias

Tudo Sobre a Dor Lombar com Dr. Ivan Dias da Rocha


Dr. Ivan Dias Rocha CRM 108.277 é médico Ortopedista, especialista em Cirurgia da Coluna Vertebral.

“A dor lombar se torna crônica quando ultrapassa 3 meses de duração de forma contínua.”

ORTOCITY – O que é dor lombar?
Dr. Ivan Dias – A dor lombar é toda dor na região posterior do corpo entre as últimas costelas e a parte superior da bacia.

ORTOCITY – Quais são as causas mais comuns da dor lombar?
Dr. Ivan Dias – A dor lombar pode ser causada por alterações da coluna lombar ou pode ser causada por outras causas não relacionadas a coluna como, por exemplo, a cólica renal, pancreatite, pneumonia, etc. O diagnóstico da lombalgia relacionada a coluna, deve ser realizado baseado na história clínica e exame físico, na tentativa de classificá-la em três categorias: lombalgias potencialmente associadas com radiculopatia ou estenose, lombalgias potencialmente associadas com alterações específicas da coluna e lombalgias inespecíficas.

ORTOCITY – Quando a dor lombar se torna crônica?
Dr. Ivan Dias – A dor lombar se torna crônica quando ultrapassa 3 meses de duração de forma contínua. Em geral a dor lombar tem característica intermitente, ou seja, existem episódios de melhora em que o paciente permanece praticamente sem dor e episódios de piora em que o paciente entra em crise É considerado lombalgia crônica quando a dor permanece forte por um período superior a 3 meses. Quando isto acontece a investigação torna-se obrigatória.

ORTOCITY – A má postura pode prejudicar a coluna? O que devo fazer para corrigir isso?
Dr. Ivan Dias – A má postura pode sim prejudicar a coluna, porém, na maior parte das vezes não é causa isolada de dores lombares ou cervicais. A coluna envelhece e as alterações degenerativas vão ocorrer em todas as pessoas. A medida que estas alterações ocorrem, a postura inadequada por tempo prolongado pode aumentar a pressão em algumas estruturas, encurtando parte de nossa musculatura e ajudando a manter o processo inflamatório. É muito difícil corrigir sozinho a própria postura, para isso, é necessário treinamento com profissionais capacitados e o RPG (Reeducação Postural Global) é uma das melhores formas de se fazê-lo.

ORTOCITY – Alongar-se pela manhã pode aliviar dores nas costas?
Dr. Ivan Dias – A dor lombar matinal tem relação direta com as alterações degenerativas da coluna lombar. Muitos acreditam que ao deitarmos existe uma diminuição da pressão nos discos intervertebrais, devido a diminuição da gravidade na posição deitada (horizontal). Isso faz com que haja um aumento do fluxo de água para os discos, levando a uma maior hidratação dos mesmos neste período. Pela manhã estes discos “inchados” se apresentarem algum tipo de alteração inflamatórias prévia vão se tornar mais dolorosos. Outra causa para as dores matinais seria o desgaste das articulações facetárias. É sabido que a artrose (inflamação das articulações por alterações degenerativas) piora com o repouso. Na coluna não é diferente. Logo, após 8 horas de repouso durante a noite, as articulações facetárias presentes na coluna podem causar dor. Em ambas as situações o alongamento pela manhã não resultará em nenhum tipo de benefício, além do mais, não se deve alongar musculatura não aquecida previamente. É muito mais importante um aquecimento da coluna e dos músculos em geral por um período de 30 a 60 minutos, do que o alongamento propriamente dito.

ORTOCITY – Quais os exercícios recomendados para quem sente dores na coluna?
Dr. Ivan Dias – A degeneração das estruturas da coluna vertebral leva a um processo de instabilidade da mesma. Com a perda da altura dos discos intervertebrais existe um aumento da movimentação das estruturas da coluna, podendo levar a crônificação da dor por dificultar a cicatrização das mesmas e causar novas lesões. O fortalecimento da musculatura relacionada à coluna pode ser a chave para uma real diminuição das algias, relacionadas à coluna no médio prazo. Os principais músculos que devem ser fortalecidos para coluna lombar são: os multifidus, o quadrado lombar, os oblíquos internos e externos e o transverso do abdômen. Como você pode imaginar o fortalecimento destes músculos que provavelmente você nunca ouviu falar não é simples. Logo é necessário que haja um treinamento com profissionais (fisioterapeutas), que consigam orientar este fortalecimento de forma adequada, para que não haja um aumento do número de lesões durante este processo de fortalecimento.

ORTOCITY – O que são discos intervertebrais?
Dr. Ivan Dias – Os discos intervertebrais são estruturas de colágeno que estão presentes entre as vértebras da coluna. Eles possuem duas partes bem definidas. A primeira delas é o ânulo, camada mais externa circular ao disco, como se fosse um anel de contenção. A segunda é o núcleo, este é mais mole e bem hidratado, sendo o responsável por absorver as pressões geradas na coluna. O núcleo fica no interior do disco e é circundado pelo ânulo.

ORTOCITY – Por que acontece a ruptura dos discos intervertebrais?
Dr. Ivan Dias – A ruptura dos discos intervertebrais acontece devido às alterações do envelhecimento dos mesmos. À medida que o disco envelhece ele perde líquido, e ficando menos hidratado, torna-se mais sujeito a fissuras por desorganização das fibras de colágeno, principalmente na parte externa denominada ânulo. À medida que essas fissuras progridem, pode haver o extravasamento do conteúdo do núcleo para dentro do canal formando assim a hérnia de disco. É comum que haja um pequeno trauma ou movimento que tenha causado a lesão final do ânulo, que ira gerar a hérnia, como, por exemplo, abaixar para pegar um objeto ou virar para olhar para algo pode ser a gota d’água que estava faltando para que a lesão aconteça.

ORTOCITY – Quais são os sintomas de uma hérnia de disco?
Dr. Ivan Dias – Os sintomas de uma hérnia de disco ao contrário do que muitos pensam não é dor nas costas. O principal sintoma de uma hérnia é a dor irradiada para uma ou ambas as pernas. A hérnia de disco comprime uma ou várias raízes da coluna e esta compressão causará dor no território de inervação das mesmas. Cada raiz ou nervo é responsável por inervar um pedaço dos membros inferiores denominado dermátomo. Assim, dependendo do nervo acometido, a dor poderá ser pela frente da coxa, pela lateral da coxa, por trás da coxa, etc.

ORTOCITY – Posso tomar antiinflamatório para aliviar minha dor?
Dr. Ivan Dias – Toda dor é um sinal de alarme. Antes de se automedicar procure um médico para orientar a investigação e o tratamento apropriado.

ORTOCITY – Quais são os tratamentos para problemas na coluna?
Dr. Ivan Dias – Existe hoje uma gama enorme de tipos de tratamento para as dores da coluna. Alguns exemplos são: Fisioterapia, RPG (Reeducação Postural Global), Quiropraxia, Massagem, Rolfing, Pilates, Acupuntura, Exercícios Orientados , entre outros. Procure sempre um médico para poder orientar o melhor tratamento para o seu caso.

Em caso de dúvidas o seu médico deverá sempre ser consultado.

 


Dr. Ivan Dias da Rocha
CRM 108.277
Cirurgia da Coluna

Responsável Técnico: Dr. Aires Duarte Junior CRM: 36.951

SIGA-NOS

Chat Online


Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.