Notícias

Home > Notícias

Você sabe o que é a cifose?

 

A cifose é uma curvatura exagerada e para a frente das costas, essa curvatura acentuada faz com que as pessoas pareçam curvadas, popularmente chamada de corcunda.. Pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum em mulheres mais velhas.

A cifose relacionada à idade geralmente se deve à fraqueza nos ossos da coluna que os faz achatar ou fraturar. Outros tipos de cifose podem aparecer em bebês ou adolescentes devido à malformação da coluna vertebral ou ao acunhamento dos ossos da coluna ao longo do tempo.

A cifose leve geralmente causa poucos problemas, porém, em casos graves pode causar dor e deformidade estética importante. 

 

Quais são os sintomas da cifose?

 

A cifose leve normalmente não produz sinais ou sintomas perceptíveis. Em casos mais graves pode haver dor nas costas e rigidez, além de uma curvatura anormalmente acentuada da coluna dorsal, ombros arredondados, uma protuberância na parte superior das costas e até mesmo encurtamento dos isquiotibiais (músculos na parte de trás da coxa). Em casos graves ou severos podem haver sintomas mais importantes como:

  • Dor ou rigidez nas costas e omoplatas.
  • Pernas dormentes ou formigamento 
  • Fadiga extrema.
  • Falta de ar ou outros problemas respiratórios devido à pressão da coluna contra as vias aéreas.
  • Problemas de equilíbrio.
  • Incontinência urinária ou incontinência intestinal.

 

Quais são as causas da cifose?

 

Existem diferentes causas de cifose, seguem abaixo as principais:

  • Fraturas: Vértebras quebradas ou esmagadas (fraturas por compressão) podem resultar em curvatura da coluna. Fraturas de compressão leve geralmente não produzem sinais ou sintomas perceptíveis.
  • Osteoporose: O enfraquecimento dos ossos pode levar à fraturas por insuficiência das vértebras,com acunhamento e desenvolvimento de cifose a longo prazo. A osteoporose é mais comum em mulheres mais velhas, principalmente após a menopausa.
  • Degeneração discal: Os discos intervertebrais funcionam como amortecedores entre as vértebras espinhais. Com a idade, esses discos degeneram, secam e encolhem, o que muitas vezes piora a cifose.
  • Doença de Scheuermann: Também chamada de cifose de Scheuermann, esta doença geralmente começa durante o estirão de crescimento que ocorre antes da puberdade, acometendo mais os meninos do que as meninas.
  • Problemas congênitos: Os ossos da coluna que não se desenvolvem adequadamente antes do nascimento podem causar cifose.
  • Doenças sindrômicas: A cifose em crianças também pode estar associada a certas síndromes, como a síndrome de Ehlers-Danlos e a síndrome de Marfan.
  • Postural: É o tipo mais comum de cifose, normalmente afetando adolescentes, mais as meninas do que os meninos. Em geral está ligada à má postura, à falta de alongamento e à falta de força da musculatura. A cifose postural tem um ótimo prognóstico e costuma responder bem ao tratamento com reeducação postural e fortalecimento muscular.

 

Como é feito o diagnóstico?

 

O problema normalmente é identificado pelos professores na escola ou pelos pais. O diagnóstico é feito através da história clínica e do exame físico do paciente, e confirmado através de uma radiografia simples onde pode-se medir o tamanho da deformidade. Eventualmente uma ressonância magnética é necessária para obter maiores detalhes da patologia. 

 

Qual o tratamento da cifose?

 

O tratamento da cifose é individualizado e depende da idade, da causa e dos impactos da curvatura. O objetivo do tratamento é impedir a piora da curva. Em casos graves, o tratamento cirúrgico pode ser indicado,  mas a maioria das pessoas com cifose não precisa de cirurgia e tem boas respostas com tratamentos não cirúrgicos.

Entre as principais medidas não cirúrgicas estão:

  • Monitoramento da curva: radiografias regulares durante a adolescência mantém o controle do progresso da curva.
  • Fisioterapia e reeducação postural: Os exercícios fortalecem os músculos abdominais e das costas para alívio da dor e melhora da postura. 
  • Medicação para a dor: Medicamentos inflamatórios podem aliviar a dor nas costas quando necessário.
  • Órtese ortopédica: Em alguns casos o ortopedista pode prescrever cintas para correção da postura, principalmente em crianças mais novas com diagnóstico de  cifose de Scheuermann.

 

Dúvidas sobre o assunto? Agende uma consulta com nossos especialistas e saiba mais.


Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.