Notícias

Home > Notícias

8 dicas para quem tem artrose de joelho

 

Se você teve o diagnóstico de artrose no joelho, é possível que você sinta dores intensas na articulação e até uma dificuldade de locomoção. Atualmente, ainda não há tratamentos capazes de modificar a evolução da doença, sendo assim, a atenção é voltada para o controle dos sintomas e melhora da qualidade de vida. Por isso, conversamos com o Dr. Daniel Rocha de Almeida Braga (CRM: 172.286), ortopedista especialista em joelho da Ortocity, e ele ofereceu 8 dicas para quem tem artrose no joelho. Confira!

 

1 – Primeira dica para quem tem artrose no joelho: pratique exercícios aeróbicos regularmente

Os pacientes com osteoartrose sintomática do joelho devem fazer exercícios aeróbicos de baixo impacto regularmente. 

“Não existe uma atividade aeróbica ideal, devendo-se sempre levar em conta as preferências e acessibilidade do paciente antes da prescrição de um exercício. As atividades mais indicadas são caminhadas, ciclismo, bicicleta ergométrica e hidroginástica”, explica Dr. Daniel.   

 

2 – Perca peso se você está acima do IMC

É recomendado a pacientes com osteoartrose sintomática do joelho, que estão acima do peso (conforme definido por um índice de massa corpórea acima de 25), a perda de peso (pelo menos cinco 5% do peso corporal) e manter o peso em um nível adequado por meio de um programa apropriado de modificação alimentar e exercícios regulares. 

A perda de pelo menos 5% do peso corporal já está associada a melhora nos resultados clínicos e mecânicos da artrose. 

 

3 – Fortaleça a musculatura

As atividades físicas de fortalecimento muscular podem incluir exercícios usando aparelhos de musculação ou de resistência, usando o peso do corpo (os chamados exercícios funcionais). 

Ambas as atividades ajudam a combater a fraqueza muscular, a redução do controle sensitivo motor e a instabilidade funcional relacionada à artrose.

 

4 – Considere fazer Tai Chi Chuan e Yoga 

O Tai Chi Chuan e o yoga são atividades que trabalham corpo e mente por meio da combinação da meditação com movimentos lentos e suaves, da respiração diafragmática profunda e do relaxamento. 

A eficácia dessas atividades se deve ao seu impacto holístico na força do corpo e da mente, no equilíbrio e na prevenção de quedas.

 

5 – Dica para quem tem artrose no joelho avançada: use uma bengala

O uso de bengala é recomendado para pacientes com osteoartrose de joelho que causa grande impacto no caminhar, seja por meio da instabilidade da articulação ou da dor ao caminhar.

 

6 – Utilize kinesio tape e tensores elásticos

Muitos pacientes com artrose do joelho referem melhora da dor, da propriocepção (capacidade de perceber e avaliar os movimentos articulares) e da função do joelho com uso dos tensores elásticos e do kinesio tape.

“O kinesio tape normalmente é aplicado por fisioterapeutas com treinamento específico para isso, enquanto os tensores elásticos são usualmente prescritos pelo ortopedista dependendo de cada caso.”, recomenda o Dr. Daniel. 

 

7 – Use analgésicos tópicos

Dr. Daniel explica que pomadas, sprays e patches com medicação analgésica são uma das primeiras linhas de tratamento medicamentoso para artrose devido ao seu bom efeito no controle da dor associado à sua baixa concentração sistêmica e poucos efeitos colaterais em comparação com os anti-inflamatórios orais tradicionais.

 

8 – Aplique calor local

Você também pode usar bolsas de água quente, que melhoram a dor, a rigidez e a mobilidade da articulação por meio do aumento do fluxo sanguíneo local e relaxamento das fibras musculares.

Se você ficou na dúvida sobre qual dessas dicas é melhor para o seu caso, converse com o seu ortopedista e encontrem a melhor solução para ter qualidade de vida com a osteoartrose. 

Gostou das dicas para quem tem artrose no joelho? Continue acompanhando o nosso blog e nos siga no Instagram e no Facebook para mais informações sobre ortopedia!

Dr. Daniel Rocha
Ortopedista | CRM: 172.286

Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.