Notícias

Home > Notícias

Como ser mais flexível?

 

De 0 a 10, quanto o seu corpo é flexível? Atividades do dia a dia, como pegar objetos no alto, alcançar algo que está mais distante e agachar, podem ser muito fáceis de executar ou se transformar em uma tarefa desafiadora, dependendo do nível de flexibilidade do corpo. Se você tem dificuldade para realizar essas atividades, não tem problema! Aqui, você saberá como ser mais flexível!

 

O que é a flexibilidade? 

Adriana Guaraná, gestora da área de Fisioterapia da Ortocity, explica que flexibilidade é a capacidade da estrutura muscular se estender, sem provocar danos ou lesões, promovendo uma ampla movimentação em uma articulação com facilidade.

“A dificuldade em ser flexível pode estar relacionada ao avanço da idade e ao sedentarismo. Além disso, quando uma articulação não é capaz de realizar o movimento em toda a sua amplitude, essa falta é compensada por uma outra articulação. Assim, esse local da compensação passa a ficar sobrecarregado e com risco ao surgimento de lesões, como distensões e entorses”, esclarece Adriana. 

A falta de flexibilidade está relacionada à perda da independência na população idosa que acaba recorrendo à ajuda de outras pessoas para auxiliar em atividades simples do dia a dia, como pegar algo no alto e agachar. 

Por isso, movimentar o corpo com atividades físicas e manter uma rotina ativa melhora a qualidade de músculos e das articulações e evita o sedentarismo, além de diminuir o risco de lesões. 

 

Como ser flexível no dia a dia? 

Para quem ainda não consegue inserir uma atividade física na rotina ou está trabalhando na modalidade home office, fazer exercícios específicos de alongamento será um diferencial para manter a flexibilidade, além de proporcionar o aumento da qualidade dos movimentos, melhorar a postura corporal, prevenir cardiopatias e outras doenças; diminuir os riscos de lesões e melhorar as funções respiratórias.

 

Quais os melhores exercícios para ser mais flexível? 

Hora de você treinar a flexibilidade! Vamos aprender alguns exercícios para ser mais flexível? Mas lembrando de que, se você sentir dor ou desconforto, é importante que você pare de fazer o exercício!

1 – Exercício de tríceps

Flexione um dos braços atrás da cabeça com a mão nas costas. Com a outra mão, leve para baixo o braço flexionado. Permaneça 30 segundos, troque de braço e faça três vezes. 

 

 

 

 

 

2 – Exercício para a lombar

Sente-se em cima das pernas e alongue o seu tronco e braços para a frente o máximo que você conseguir. Fique na posição por 30 segundos e repita três vezes. 

 

 

 

 

3 – Exercício para a coxa

Deixe as pernas estendidas e projete as mãos em direção ao pé. Fique na posição por 30 segundos e repita três vezes. 

 

 

 

 

 

4 – Exercício para os ombros 

Posicione um braço na frente do peito e pressione-o com o outro braço. Fique 30 segundos na posição, faça o exercício nos dois braços e repita três vezes. 

 

 

 

 

 

 

5 – Exercício para o quadríceps

Fique em pé e puxe uma perna para trás. Permaneça nessa posição por 30 segundos, faça o mesmo na outra perna e repita o exercício três vezes. 

 

 

 

 

 

Temos certeza de que, depois desses exercícios, será mais fácil executar algumas atividades diárias!

Gostou de saber sobre como ser mais flexível? Continue acompanhando a Ortocity aqui no blog, no Facebook e no Instagram!


Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.