Dicas essenciais para evitar dores no pescoço | Ortocity | Clínica Ortopédica e de Reabilitação em São Paulo

Notícias

Home > Notícias

O pescoço é uma parte vital do nosso corpo, mas frequentemente negligenciada até que a dor se instale. A boa notícia é que esse incômodo, quando identificado e diagnosticado precocemente, pode ser evitado com algumas medidas preventivas simples.

 

O que causa dor no pescoço?

 

Diversos fatores podem causar dor no pescoço, desde dormir em uma má posição ou passar por situações estressantes, até torções e espasmos musculares ocasionados por diferentes tipos de movimentos, como durante a realização de alguma atividade física, por exemplo.

 

A dor também pode ter causas mais sérias, como hérnia de disco cervical, osteoartrite da coluna, fibromialgia, aneurisma cerebral ou meningite.

 

Em qualquer caso, a avaliação precoce de uma médico ortopedista se faz indispensável para avaliar a possível causa e o tratamento certo.

 

Quais sintomas podem acompanhar a dor?

 

Além de dor e rigidez no pescoço, pode existir dificuldade para movimentar a cabeça; sensação de agulhadas ou de pontadas no pescoço; fraqueza nos braços e pernas; dor de cabeça; formigamento ou dormência.

 

Como aliviar a dor no pescoço?

 

É importante ressaltar que sentir dor, principalmente por muito tempo e acompanhada de outros sintomas, não é algo que deve ser tratado como normal ou com medicamentação própria. Porém, após diagnóstico médico, e quando o incômodo não possuir causas mais profundas e graves, algumas medidas podem auxiliar a aliviar a dor no pescoço, como:

  • Em casos de tensão muscular, compressas quentes podem ser feitas sobre a região. Posturas do corpo mais adequadas, através de exercícios para fortalecer os músculos do pescoço e descanso, também são boas maneiras de aliviar e até evitar a dor. 
  • Em casos de torcicolo, além das compressas quentes aplicadas entre 15-20 minutos sobre a região dolorida, evite dormir de barriga para baixo e com travesseiros altos. 

 

  • Sessões de fisioterapia também podem ajudar a aliviar a tensão ou dor na região do pescoço, além de exercícios de alongamento e fortalecimento, incluindo exercícios de fortalecimento da região superior das costas.

 

  • Evitar atividades agravantes, como sentar por longos períodos de tempo (especialmente também ao utilizar computadores, telefones ou outros dispositivos eletrônicos) pode ajudar.

 

Você tem sofrido com dores nas costas? Marque uma consulta com um de nossos especialistas e viva uma vida livre de incômodos!


Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.