Notícias

Home > Notícias

Fratura de fêmur: causas, riscos, tratamentos e prevenção!

 

O fêmur é o maior osso do corpo humano e está localizado na coxa. Ele se articula proximamente com a bacia e distalmente com a tíbia e a patela. No Brasil, o registro de internações devido a fraturas de fêmur é de 510.302, segundo dados do DATASUS entre 2015-2020. Cerca de metade dessas internações são de pacientes idosos. 

As fraturas de fêmur em idosos são mais comuns porque os ossos enfraquecem e se tornam mais quebradiços com a idade.

O Dr. Florindo Volpe (CMR: 66.416), ortopedista geral da Ortocity, explica as causas, os fatores de risco, os tratamentos e as prevenções da fratura do fêmur em idoso! Confira! 

 

Quais as principais causas da fratura de fêmur?

 

Dr. Florindo explica que, em pacientes jovens, a maioria das fraturas de fêmur resulta de uma lesão traumática de alta energia, como um acidente de carro. 

Já nos idosos, as fraturas de fêmur podem resultar de uma pequena queda ou de uma torção do quadril.

Pessoas com osteoporose podem quebrar o fêmur ao realizar atividades cotidianas, como caminhar ou levantar de uma cadeira.

 

Quais os fatores de risco para fratura de fêmur?

 

Os principais fatores de risco para fratura de fêmur são:

-Idade avançada: fraturas de fêmur são mais comuns em pessoas com mais de 65 anos. Com a idade, os ossos enfraquecem e se tornam mais quebradiços. Além disso, pessoas mais velhas têm maior probabilidade de ter problemas de movimento e equilíbrio, o que aumenta o risco de queda.

-Sexo feminino: cerca de três quartos das fraturas de fêmur acontecem em mulheres mais velhas. As mulheres perdem mais massa óssea que os homens com a idade, principalmente após a menopausa. 

-Estilo de vida: pessoas que levam uma vida sedentária, que não fazem muitos exercícios, têm maior probabilidade de fraturar o fêmur. 

-Tabagismo: o consumo excessivo de cigarros também pode enfraquecer os ossos e aumentar o risco de fraturas.

-Osteoporose: a doença faz com que os ossos se tornem fracos e porosos, aumentando o risco de fratura. As mulheres têm quatro vezes mais probabilidade de ter osteoporose do que os homens.

-Outras doenças: algumas doenças, como demência e doença de Parkinson, diminuem o equilíbrio e aumentam o risco de queda.

 

Qual o tratamento das fraturas de fêmur?

 

Dr. Florindo diz que o tratamento depende de vários fatores, como localização da fratura no fêmur, grau de desvio da fratura e condições de saúde do paciente. Contudo, parte desses casos tem indicação de tratamento cirúrgico. 

 

Existem maneiras de prevenir as fraturas de fêmur?

 

Como parte das fraturas de fêmur tem indicação de tratamento cirúrgico, as medidas preventivas são importantíssimas no combate dessa condição!

Dr. Florindo indica algumas formas de prevenção:

-Prática de atividades físicas regularmente: os exercícios físicos aumentam a força muscular, melhoram o equilíbrio e ajudam a prevenir a perda óssea. Musculação, hidroginástica, natação, tai chi e exercícios funcionais são algumas dessas atividades.

-Prevenção de acidentes: mantenha a casa livre de perigos, como tapetes, que possam causar uma queda. Suportes nas paredes também podem ajudar a evitar quedas durante o banho. 

-Comer bem: uma dieta adequada, que inclui cálcio e vitamina D, pode ajudar a fortalecer os ossos e prevenir a osteoporose.

-Avaliação médica regular: avaliações ortopédicas regulares podem detectar e tratar sinais iniciais de osteopenia e osteoporose, assim como sinais de perda de massa e força muscular (sarcopenia).

-Avaliação regular do oftalmologista: problemas de visão podem aumentar o risco de queda. Certifique-se de que as prescrições de óculos e lentes de contato estejam sempre atualizadas.

-Hábitos saudáveis de vida: mantenha um peso saudável, não fume e evite beber muito álcool.

Gostou de saber sobre fratura de fêmur? Continue acompanhando o conteúdo da Ortocity aqui no blog e nos siga no Facebook e Instagram!

Dr. Florindo Volpe
Ortopedista | CRM: 66.416

Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.