Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/html/wp-includes/theme.php on line 2360 Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /var/www/html/wp-includes/formatting.php on line 4781 Notice: Trying to access array offset on value of type bool in /var/www/html/wp-content/themes/Divi/includes/builder/functions.php on line 2603 Deprecated: Function get_magic_quotes_gpc() is deprecated in /var/www/html/wp-includes/formatting.php on line 4781 Osteocondroma: você conhece esse tipo de tumor? | Ortocity | Clínica Ortopédica e de Reabilitação em São Paulo

Notícias

Home > Notícias

Você já ouviu falar sobre osteocondroma? É assim que chamamos um tipo de tumor ósseo benigno comum, com baixo risco de evoluir para um câncer, e que se caracteriza por um crescimento anormal nos ossos, geralmente naqueles ao redor do joelho, da bacia e da região escapular. É importante ressaltar que seu crescimento ocorre na porção cartilaginosa. 

Quais são os sintomas do osteocondroma?

Com frequência esse tumor benigno é descoberto por acaso através de exames de imagem durante um evento traumático, pois na maioria dos casos, ele não causa dor ou desconforto ao paciente. As alterações visíveis ocasionadas pelo osteocondroma costumam aparecer na pele, como inchaços e protuberâncias.

Sintomas de dor ou incômodo podem acontecer quando o local do tumor encontra-se próximo a outras estruturas importantes do corpo, como tendões ou terminações nervosas.

Como é feito o diagnóstico?

De aspecto bastante característico, costumam ser facilmente detectados por meio de exames radiográficos simples. Porém, por vezes, a localização atípica e/ou a malignização da lesão podem dificultar a sua pronta identificação. Nesses casos, exames de imagem mais apurados como da ressonância e a tomografia são necessários.

O que causa o osteocondroma?

A causa dessa patologia não é conhecida, mas seu aparecimento está associado com a algumas síndromes genéticas como osteocondromatose múltipla ou exostose múltipla hereditária, ou seja, caso alguém da família possua este problema, as chances dos novos membros da família apresentarem essa doença  aumentam.

Como é o tratamento para osteocondroma?

Em alguns casos, apenas o monitoramento do osteocondroma, sem a necessidade de intervenção, é o suficiente. Em casos sintomáticos ou mais graves, quando o tumor causa dores, compromete o crescimento dos ossos ou está próximo a regiões delicadas, o médico pode indicar ao paciente o procedimento cirúrgico para retirada da lesão óssea.

Ao notar algum indício ou alteração óssea, agende uma consulta com um de nossos especialistas para investigar o caso. 


Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.