Notícias

Home > Notícias

Como é usada a acupuntura na ortopedia? 

 

A acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa e é bastante usada para o alívio da ansiedade e do estresse, mas você sabia que o uso da acupuntura na ortopedia pode aliviar dores? 

Para explicar tudo sobre o assunto, convidamos o Dr. Luiz Carlos Koda, médico e acupunturista da Ortocity. Confira!

 

Entendendo a acupuntura

O Dr. Luiz explica que a tradição de cura chinesa vê o corpo como um equilíbrio delicado de yin e yang, duas forças opostas, mas inseparáveis. De acordo com a medicina chinesa, a doença ocorre quando as forças yin e yang estão desequilibradas. 

Dentro desse conceito, a acupuntura é uma técnica para equilibrar o fluxo de energia ou força vital – conhecida como QI, pronunciada como Chi – que flui por meio dos caminhos (meridianos) do corpo. 

“Ao inserir agulhas em pontos específicos ao longo desses meridianos, os praticantes de acupuntura buscam o reequilíbrio do fluxo de energia. Por outro lado, muitos médicos ocidentais veem os pontos de acupuntura como locais para estimular nervos, músculos e o tecido conjuntivo, acreditando que esse estímulo aumenta o potencial analgésico natural do corpo”, explica Dr. Luiz. 

Em teoria, a inserção de agulhas de acupuntura pode bloquear a transmissão de sinais de dor, por meio dos nervos, até o cérebro. Além disso, a acupuntura também pode estimular a liberação de certas substâncias químicas cerebrais e nervosas que podem aliviar os sintomas da depressão. 

 

Quando a acupuntura na ortopedia pode ser usada?

Tradicionalmente, a acupuntura é mais usada no tratamento da dor. Porém, cada vez mais, ela está sendo indicada para o bem-estar geral, incluindo o controle do estresse. 

Na ortopedia, ela pode ser utilizada para a lombalgia, osteoartrite, torcicolo e outras cervicalgias (dores no pescoço).

A acupuntura pode ser utilizada também para aliviar o desconforto e a dor associada a uma variedade de doenças e outras condições, como as náuseas e vômitos pós-operatórios e efeitos adversos da quimioterapia. 

E o uso do tratamento não para por aí, ele pode ser utilizado também para cólicas menstruais, dores de dente, cefaléia (incluindo dores de cabeça tensionais e enxaquecas) e dores relacionadas ao trabalho de parto. 

 

Por dentro de uma sessão de acupuntura

Já contamos aqui que a prática é baseada na inserção de agulhas em pontos estratégicos do corpo, mas não pense que a acupuntura é dolorosa! As agulhas são extremamente finas, portanto, não causam desconforto, o que pode haver é uma leve sensação de dor que dura menos de 30 segundos. 

“São utilizadas entre cinco e 20 agulhas em um tratamento típico de acupuntura. Em muitos casos, nós movemos ou giramos suavemente as agulhas após a colocação, podendo também aplicar calor ou pulsos elétricos moderados dependendo da técnica”, explica Dr. Luiz. 

É normal que a primeira sessão dure uma hora para que o acupunturista entenda quais são as queixas do paciente. As consultas subsequentes, geralmente, levam cerca de 30 a 60 minutos, dependendo de cada caso. 

Um plano terapêutico comum, geralmente, envolve uma ou duas sessões por semana. O número total de sessões dependerá da condição a ser tratada e de sua gravidade, mas são necessárias, pelo menos, oito sessões.

Há riscos e contraindicações para o uso da acupuntura na ortopedia?

A acupuntura é considerada um procedimento seguro quando realizada de maneira adequada por um profissional experiente.

Se compararmos com os medicamentos convencionais para a dor, a acupuntura tem poucos efeitos colaterais. Os mais comuns são dor e sangramento leve ou hematomas nos locais da agulha. 

“A acupuntura pode ser contraindicada em casos de distúrbio de coagulação e uso de medicamentos anticoagulantes, como a varfarina. Outros casos, como o uso de marca-passo, baixa quantidade de plaquetas no sangue e lesões de pele também podem ser contraindicações para a acupuntura”, esclarece Dr. Luiz. 

Na Ortocity, você pode contar com a acupuntura na ortopedia e nas demais queixas! Temos profissionais especializados na terapia e equipamentos de ponta para aliviar as suas dores!    


Agende sua consulta

Referência em Ortopedia, Traumatologia e Reabilitação trabalhamos com foco na excelência e humanização.

Olá!

Gostaria de falar conosco no WhatsApp?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?
Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.